Trânsito


Tem lugar mais difícil de ser cristão do que no trânsito? Pode ter, mas direção e paciência parecem duas ruas paralelas sem possibilidade de conversão.

Por exemplo, sempre tem alguém que quer ultrapassar pela direita. Força, tenta, até que consegue - deixar você irritado. Só falta ainda chegar logo adiante na sinaleira fechada e roubar ou único lugar à sombra.

Outra ação quase impossível é ficar imune ao irritante sinal de luz. Mas o cara não viu que você está ultrapassando? Que você está no limite de velocidade? Que agora você não quer ou não pode dar espaço? Que tem uma terceira pista? Ele que espere, enquanto você reduz a velocidade, so pra castigar. Ou que tente passar pela direita, enquanto você anda um pouco mais rápido.

E é possível ainda que você se irrite com o carro da frente, que não dá espaço. O jogo está começando, o supermercado está fechando, a gasolina está nas últimas gotas... e nada do bom senhor dar sinal e ficar à direita.

De fato, no trânsito, nao é fácil ser cristão. Mas, pensando bem, existe algum lugar em que é? Às vezes nem no banco da Igreja... Por isso, o trânsito é um bom exercício para a vida. Às vezes a mancada é dos outros, às vezes, nossa. Não é raro perceber, quando vamos xingar, que a falta de sinal foi nossa. O caminho é continuar exercendo a humildade e a paciência, andando com fé em Deus, sabendo que sempre é possível dirigir um pouco melhor, e sempre lembrando que todos estão na mesma estrada. Uma manobra mal feita ou um acidente prejudica a todos.

E na vida, se é ruim com trânsito, pior é estar parado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros