esclarecer

Esclarecer expectativas é uma das melhores maneiras de evitar frustrações. Todo mundo fica sabendo com antecedência como vai acontecer, e aí os resultados se tornam mais previsíveis.

Esclarecer mal-entendidos, também. Alguém comenta com o outro algo que não corresponde cem por cento à realidade, e você acaba sendo cobrado pelo que não existe. Ou, pelo menos, que não está muito próximo das coisas como são. É o momento em que um pouco de conversa, um pouco de ouvidos para que um muito de problemas e ressentimentos seja evitado.

Quem nunca passou por isso, não? Aliás, mais seguido que gostaríamos. Vamos deixando a embaixo do tapete o que poderia ser facilmente juntado e, dali a muito, já estamos encostando no teto. E, quando maior o acúmulo, maior a tensão. A descarga da raiva e frustração, então, pode tomar proporções indesejáveis. É uma espécie de
falta de grooving dos relacionamentos, que pode levar a danos irreversíveis.

Que bom que Deus providencia pequenos puxões de orelha na vida - que podemos também chamar de oportunidades, se preferirmos -. Pela fé em Jesus ele deixa claro que melhor do reclamar é tentar agir. Melhor do que achar ruim é procurar como fica bom. Esclarecer ilumina a mente, areja o ambiente, faz enxergar melhor. Mais perto da realidade. E ajuda a olhar para o que realmente importa.

Feliz de quem não fecha os olhos e aproveita pra aprender. Deixar claro agora evita muita escuridão depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros