Troca de Vida

Com quem você trocaria de vida, se pudesse? Alguém rico, alguém muito bonito? Um chefe, um dono de empresa? Trocar a vida da cidade pela do campo? Ser parte daquela família que você julga tão perfeita?

"Ah se eu fosse ele(a).. ." é uma frase que todo mundo pensa ou fala em algum momento, em alguma idade. Mas com o tempo a gente vai se dando conta de que, graças a Deus, essa possibilidade não existe.

O saudoso professor Christiano Steyer já nos alertou sobre isso em uma aula de Teologia nos anos 90. Pense na pessoa que você julga que é tudo de bom. Pense em trocar de vida com ela. Você estaria disposto a trocar mesmo de vida? Porque, na troca, vem todo o pacote, com todos os opcionais. Além daquelas coisas boas que admiramos, vêm os traumas, as inseguranças, os problemas emocionais ou financeiros, os vícios... Vem as manias e os defeitos. Tudo.

Ainda parece tão atrativo? Creio que não. Até a pessoa mais bonita tem complexo com alguma parte do corpo. Até o de maior poder tem inseguranças quanto à posição. Quem é rico, quem é famoso, quem tem status... são vidas tão cheias de dificuldades e tropeços como a sua e a minha. Junto com o filé, vem também a carne de pescoço.
Sábio Professor Christiano. Trocar de vida com outra pessoa não valeria a pena.

É uma idéia na qual realmente não vale gastar tempo. "Ah se eu fosse ele". Seria legal trocar para, "ah, como seria eu se eu trocasse minha vida?" Se há coisas difíceis de resolver, como seria minha vida se eu as resolvesse? tentasse? investisse mais tempo? Trabalhasse para superar? Não seria muito melhor ter a própria vida num estágio além, melhorada, resolvendo os problemas a aproveitando o que ela tem de melhor?

Esta troca sim, vale a pena. E tem como fonte alguém sem comparação: Deus. Ele oferece vida nova, coração novo, novas oportunidade todos os dias. Trocar a postura, o desânimo, a descrença. Mudanças que valem a pena porque trazem tudo de bom do que Deus tem preparado para quem não O troca por nada.

Seja você mesmo, melhorado. Faça essa troca, e você não vai querer trocar sua vida por mais nada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros