quando as grandes vão bem

- Como o chefe implica por tão pouco, não, Pedro? É cadeira mal arrumada, é relatório incompleto, é um minuto atrasado...
- Verdade, Carlos. Mas dá pra perceber o porquê.
- Mesmo? Qual a tua opinião sobre isso?
- Não falo por fofoca, mas é que eu gosto dele e gostaria de poder ajudar... Acontece que ele não está dando atenção como poderia às coisas principais da vida dele. Pouco tempo pra família, não consegue mais ter nossa confiança como equipe, está sempre estressado com detalhes... Em resumo, não está investindo nas coisas grandes. E, quando as grandes não vão bem, as pequenas tomam conta.

É verdade. Quando o principal não está bem, o secundário ganha força. Os membros de uma comunidade reparam mais facilmente nos horários em que o pastor/padre vai ao supermercado quando o trabalho principal da paróquia deixa a desejar. Marido e mulher brigam facilmente por pequenos problemas quando o principio de deveria reger a relação - amor e consideração mútuos - está rumo ao fim. Colegas de trabalho fazem de qualquer copo de água uma tsunami quando a confiança e o comprometimento estão perto do nível do carpete.

Quando as grandes são coadjuvantes, as pequenas são atrizes principais.

No seu relacionamento conosco, Deus resolveu logo nosso maior problema, em Cristo, justamente pra que a gente não se prendesse às coisas secundárias. "Será que já fiz boas ações em número suficiente?" Não é necessário, pela fé somos filhos e o principal está estabelecido.

Algo semelhante pode ser aplicado para os níveis principais da vida. Mantendo o que é grande, principal, em constante ajuste e fortalecimento, resolvendo logo os empecilhos, impedimos que a engrenagem maior pare. E, quando o que é grande está funcionando, o que é pequeno ou médio funciona também. Ou, ao menos quando dá errado, de repente perde toda aquela importância que costumava ter.
O que é uma toalha molhada sobre a cama para uma esposa que recebe sinais constantes de amor incondicional? O que é uma explosão momentânea de um chefe para um funcionário que sabe ser valorizado e reconhecido pelo seu trabalho? O que é uma palavra ríspida passageira de um amigo que sabemos estar sempre do nosso lado?A gente releva mais fácil, perdoa mais rápido, ajuda com mais prontidão e resolve até com mais facilidade.


Faça o teste. Faça as coisas grandes irem bem. As pequenas e médias sempre vão junto com elas.

Comentários

Anônimo disse…
Pois é, quando se vive em sociedade, é necessário fazer exercícios diários de reflexão! Muitas vezes, não depende de nós, este equilibrio, e se já não estamos resolvidos,e aí que a inverção de valores aparece. Já não se sabe omde fica o chão, ou onde fica a terra!
E se dá importâcia realmente o tanto que não é, o tanto que não precisa ter estas "tais coisas"
Lucas Albrecht disse…
"Já não se sabe omde fica o chão, ou onde fica a terra!

Esta é, de fato, uma das boas maneiras de resumir nossa sociedade contemporânea. Ao menos para alguns aspectos.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros