o fácil difícil

Há quem não consiga enxergar além da superfície e julga o que vê apenas pelo que consegue perceber. Isso acontece muito, por exemplo, com jogadores de futebol ("ganham muito pra jogar 90 minutos"), atores ("ganham um monte só pra fazer o que iodo mundo quer, aparecer"), músicos ("ganham dinheiro pra fazer o que eu faria de graça"). Até pastores e padres ("ganham salário pra rezar uns cultos, batizar, casar e enterrar").

“Olha só como é fácil o que eles fazem; me paga o salário deles que eu faço também.”

Mas não é assim. Garanto que não. E uma regra bem simples ajuda a entender o grau de investimento, dificuldade e qualidade do que estamos vendo: quanto mais fácil parece ser, mais difícil é.
Mais investimento houve. Mais dedicação foi empregada. Mais vezes se abriu mão de prazeres do momento para gastar horas em aperfeiçoamento. O que conseguimos ver é a ponta de um iceberg que tem uma base maior do que imaginamos.

Às vezes penso que é por isso que muitos não recebem bem a mensagem bíblica. É tudo muito fácil, basta ter fé, que temos perdão, vida, amor, esperança paz. Só que para ficar tão fácil, o trabalho foi difícil para Jesus. Sacrifício, humilhação, dor, morte.

Funciona como um elevador. Facilmente chegamos ao andar que queremos, é só entrar e apertar o botão. Mas para ficar tão fácil, alguém fez a parte difícil. Entendemos isso notando o que envolve a construção e manutenção de um.

Você pode ilustrar isso com você mesmo. O que sente quando alguém acha que você tem uma vida 'boa, fácil', só porque costuma sorrir e enfrentar tudo com otimismo? A parte difícil de sua luta diária, ninguém vê...

Mas não tem problema. A vida é assim mesmo. O importante é, sabendo como as coisas funcionam, aprendermos a não emitirmos julgamentos precipitados. Não digo que não exista gente que procurar levar tudo na flauta, vida fácil. Até tem. Mas quanto mais fácil acharmos que alguma coisa é - atenção. Provavelmente é muito mais difícil do que conseguimos enxergar. Basta tomar a nossa própria vida como exemplo.

Por isso, conte sempre com o auxílio Divino para as difíceis lutas diárias. É fácil, ao alcance da fé. Como a parte difícil Ele já fez, este é o único caso em que a regra não se aplica: estar com Deus, quanto mais fácil parece, mais fácil é mesmo.

Comentários

Anônimo disse…
É realmente, o que me parece ser referido é: “Não julgue um livro pela capa.” Chavão!
Será que só o Senhor Pr. e eu, temos esta consciência?
Porque será que as pessoas se importam tanto com a vida dos outros, do que com a própria vida?
Seria tão mais simples se cada um seguisse o seu caminho. Levando uma vida tranqüila com Deus e fazer o seu papel, sem ter que parar um dia, escolher um incauto, e começar a questionar a vida deste cristão! Já temos tantos problemas, compromissos, ser politicamente correto, não sonegar impostos, não passar o sinal vermelho, dar pasajem para os pedestres em faixas de segurança. Nossa é muita coisa né!
Pois ainda tem gente, que tem uma vida, desinteressante, e se vê no direito de invadir sua privacidade!Fazer julgamentos, sem ao menos ser convidado para tal coisa ( o comentário da vida pessoal).
É complicado. Se você cumprimenta as pessoas, elas se dão o direito, de já querer saber: onde mora, o que faz de onde veio, onde trabalha, e por aí vai!
Se você não cumprimenta ninguém, talvez por ser tímido, ou por ser reservado, ou ser um mecanismo de defesa em primeiro momento, aí tu é chato, esnobe, antipático, e por aí vai!
Então!
Seria bem mais fácil cada um fazer uma única coisa, que qualquer dia vai ser praticamente impossível eu me esconder, porque sempre falo, prego, insisto, reclamo e exijo: RESPEITO!!!!! Será que é pedir de mais!!!!
Só! Mas aí, vai levar muito tempo para conscientizar as pessoas com quem me relaciono. Porque eu sempre respeito a todos, por isso exijo que seja feito no mínimo igual!!!
Acho que vou abrir uma comunidade no orkut, né! Será: Só respeito que me respeita!
Provavelmente teria pouquíssimas adesões, sinceras e conscientes. Por que se não for com consciência, aí não adianta nada! E como saber realmente!!!!
Então!
Descanse, aproveite o feriado para ficar com os seus!
Tenha um feriado abençoado!
Lucas Albrecht disse…
Começar com o respeito relamente é começar bem!

òtimo feriado pra você também,

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros