termostato



Fonte da imagem



De certa forma, todo ambiente tem uma temperatura. Trabalho, família, estudo, têm o seu 'clima emocional' predominante. O que você costuma ser nestes lugares: termômetro ou termostato?

Termômetros apenas medem a temperatura.
Pessoas termômetro sabem medir a temperatura ambiente. E com precisão. Enxergam o que acontece e sabem identificar o que se passa. Reconhecem se o clima está esquentando ou se o ambiente está gelado. Algumas até são especialistas em ver todos os defeitos do sistema, podendo apontar um por um, caso solicitadas. Ou não.
Apenas medem a temperatura.

Termostatos influenciam na temperatura.

Pessoas termostato modificam o clima do ambiente. Elas são pessoas termômetro também, mas com algo a mais. Não apenas lêem a temperatura, mas sabem o que fazer com o resultado. Agem, trabalham para tentar ajudar no clima ideal para o ambiente e momento. Às vezes as coisas estão esquentando, precisam de uma resfriada. Às vezes, estão frias demais, precisando de uma aquecida. A busca é pela temperatura mais próxima do ideal, que deixe o ambiente com cara de humano.

Influenciam na temperatura.

Todos nós somos um pouco termômetro, de fato. Mas não precisamos nos contentar só com isso. Podemos ser termostatos agindo, movidos pela fé em Deus, centrados em princípios, para influenciar o ambiente onde estamos. Ajudar a criar o clima adequado para que predominem a fé, o respeito, o carinho, a consideração, o incentivo, e tantos outros elementos que compõem uma temperatura ideal para qualquer ambiente.

Aliás, a fé em Jesus é um ótimo modelo. Ela é termostato, pois influencia o mundo através do amor. E estas ações em amor são o termômetro do que acontece em nosso coração.

Como está a temperatura aí no seu ambiente, agora?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros