Contexto

Já lhe aconteceu de entrar em uma conversa, ou ouvir uma, e entender tudo errado, por não ter acompanhado o contexto?
Por exemplo, como poderiam ser interpretadas estas frases e assuntos fora do todo:
“Sim, eu acho que ele é”
“Foi o que eu ouvi ela falando de você”
“Se você arrumar um jeito de eu entrar lá, eu posso pegar tudo”.
“Me engana que eu gosto”

Ler a Bíblia sem contexto gera uma situação similar. Conduz a algumas interpretações que podem ser esdrúxulas, outras, hilárias, e ainda algumas, com erros crassos mesmo.

Tentar construir idéias a partir de textos isolados da Palavra pode ser como tentar comer ovo, farinha, azeite, açúcar, chocolate, e esperar que tenha gosto de nega maluca. Não dá. Mesmo que um versículo contenha uma grande verdade, ainda assim precisa estar conectado com o todo. Pois há textos que, isolados, conduzem ao lugar errado.
Por exemplo, há um salmo com a frase “Não há Deus”. Em Apocalipse, está escrito que o autor viu 144 mil pessoas no céu. Jesus disse, sobre o cego que curou, “nem ele pecou, nem seus pais pecaram”.
Assim, soltas, estas frases não são apenas não incorretas. São anti-bíblicas.

Contextualizadas, as frases, promessas e ensinamentos bíblicos trazem conforto, ânimo e direção para nossa vida. E, assim como podemos evitar tirar conversas de contexto, para prevenir a fofoca, a difamação ou até mesmo brigas e disputas, utilizar a Palavra de Deus à luz de seu todo sempre leva a resultados mais proveitosos.

Pois texto, com contexto, sempre traz mais sentido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros