Descongestionar

Os congestionamentos de trânsito andam cada vez mais cruéis nas grandes cidades.

Perda de tempo, gasto de combustível, caos urbano. Várias são as más conseqüências da questão. Mas uma delas, que antes me era despercebida, há algum tempo me chamou a atenção.

Enquanto estamos parados em um congestionamento, caso não o desliguemos, o motor continua funcionando. Está lá trabalhando, girando, desgastando. Se perdemos ali 1 hora, então, guardadas as devidas proporções, teremos utilizado a máquina o equivalente a 80 quilômetros. Gastamos o motor sem o utilizarmos para sua finalidade principal.

Isto me leva à conclusão de que se eu for comprar um carro numa grande cidade, o valor real do motor em relação ao que marca odômetro(caso este também não tenha sido alterado...) pode ser muito pior. O painel pode mostrar 50.000km, mas ele já pode ter funcionado o equivalente a 70 ou 80 mil.

Algumas vidas dão exatamente esta impressão. A idade é pouca, mas a expressão é de um motor à beira de um colapso. E isto pode ser conseqüência de ficar parado em problemas, congestionado em queixas, trancado em mágoas e desilusões. Vamos gastando o motor, as energias, tudo o que de melhor temos, sem sair do mesmo lugar.
Nâo adianta acelerar. Não adianta gritar. O carro não vai andar. E aí vamos perdendo a calma, aumentando a irritação, nos tornando uma bomba-relógio, pronta para ser detonada sobre o próximo ‘motorista’ que cruzar conosco dentro de casa, no trabalho ou ao comprar pro jantar..

Descongestionar o coração e trazer fluxo mais livre à nossa vida é uma das grandes alegrias de nosso Pai Celeste. Ele conhece bem o tipo de estrada que constuamos enfrentar, e pela fé oferece alternativas para nos mostrar como evitarmos estas tranqueiras onde nos gastamos, e mostra jeitos de o nosso motor funcionar melhor. Caminhos para podermos acelerar com vontade.
E também a paciência para os momentos em que vai levar um tempo para o trânsito melhorar.

Não posso dizer que este caminho vai nos fazer sempre chegar na hora certa. Mas descongestionar o coração sem dúvida poupa em muito nosso motor. E aumenta em muito a força para os quilômetros que ainda vamos percorrer.



Podcast

Ouça a mensagem de hoje:
www.toquedevida.mypodcast.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros