Partícula de Deus

Na quarta-feira, 10.09.2008, será testado o maior acelerador de partículas já construído pelo ser humano. Trata-se do Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), enterrado a 100m de profundidade em algum lugar entre a França e a Suíça.
E com objetivos nada modestos. Entre eles:
_Reproduzir em laboratório a origem do Universo.
_”De suas entranhas, os cientistas esperam extrair nada menos do que os segredos da criação do Universo e da composição da matéria”, relata o jornal Zero Hora
_Encontrar o bóson de Higgs, chamado de “partícula de Deus”

Do outro lado, há muitas pessoas com medo. Afirmam que este experimento pode gerar um buraco negro que engoliria a terra e acabaria com o mundo. Mas segundo a matéria, o maior medo dos cientistas é de que tanto investimento acabe dando em nada.

“– Se não encontramos nada [da ‘partícula de Deus’], significará que passamos os últimos 35 anos falando bobagens – diz o físico John Ellis, do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.”

Afirmativa arriscada, esta. Mas é assim, a ciência está cumprindo seu papel. Tentar, arriscar, buscar continuamente.

Só que neste caso, talvez a tentativa e os bilhões de dólares pudessem ser utilizados em buscas mais possíveis. Pois descobrir “os segredos da criação do Universo” não deveria consumir tanto investimento.
Primeiro, porque é impossível. Se alguém um dia compreender a mente do Criador do Universo, passará a ser o Próprio. O que é absolutamente inviável. Só Deus pode ser Deus.
Segundo, porque para descobrir os segredos da criação do Universo e encontrar muitas partículas, partes, componentes e conteúdos de Deus, basta abrir Grande Livro Sagrado (Bíblia, em Português). Os registros ali encontrados podem talvez, não serem cientificamente exaustivos. Mas dão uma boa noção de como tudo começou. Foi a Big Hand do Criador que deu forma e sentido ao universo e à vida humana. E Sua composição essencial é uma massa incomensurável de Amor.

É um antigo sonho do ser humano este, o de entender aquilo que Deus pensa. Entrentanto é um caminho bem mais seguro confiar no que Ele faz. Já fez muito. E continua fazendo, diariamente, para que nossa vida não termine num buraco negro, mas mantenha-se acelerada e em constante ligação com Ele.

Por meio daquela partícula – fé -, que nos dá a certeza de Deus presente conosco sempre. Até debaixo da terra. E até o fim do mundo.



Gráfico
Para mais sobre o tema e um infográfico de como funciona o acelerador,
clique.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros