Estradas e escolhas

Para chegarmos a Gramado no fim-de-semana passado, a Djenane e eu tinhamos duas opções. Quando se sai de Porto Alegre via BR-116 rumo à serra gaúcha, os dois principais caminhos são: via RS 239, passando, entre outras cidades, por Campo Bom, Taquara e Três Coroas. Ou continuar pela 116, via Nova Petrópolis.

Escolhemos uma delas, na nossa opinão, a mais bonita. E a viagem de fato foi bela, tanto de ida como de volta, ainda mais com tardes ensolaradas.
Mas podia não ter sido assim. Justamente o caminho que escolhemos poderia ter nos trazido problemas, dor de cabeça, frustração ou até algo mais grave. Afinal, sabemos pela realidade de nosso trânsito que estrada soa muito parecido com estrago.

Estradas e escolhas.

Escolhemos caminhos na vida. Alguns deles bem mais cruciais do que uma saída de fim-de-semana. Sejam duas ou várias alternativas, a escolha está ali, à nossa espera. E, não bastasse a dúvida, também a angústia e incerteza pegam uma carona. “Vai dar certo? Vou conseguir superar? Esto na estrada certa? Vou ter forças até o fim?”

Por isso, não só a alternativa é importante. Onde ela vai nos levar, também. No caso do nosso passeio, qualquer dos dois caminhos, com suas alegrias e dificuldades, teria nos levado à cidade desejada..Bastava não nos desviar dele.
Olhar para Cristo em nosso caminho dá o norte e o ponto de chegada de que precisamos para nos ajudar a decidir e nos fazer confiar. Quando seguimos nesta direção, o caminho até pode ter muitas dificuldades. Mas Aquele que nos orienta e nos da força é maior do que qualquer uma delas.

Sim, sempre que escolhemos, podemos errar. E vamos errar. Outras vão nos trazer resultados surpreendentes. O principal é seguir confiando, sem desviar da estrada. Colocando a fé na certeza de que tudo o que acontece está diante de Seu olhar e cuidar. Por mais inconstante que o futuro pareça diante dos olhos, em ultima análise quem dirige nossas escolhas porque conhece o que vem pela frente é o nosso Pai. Vivendo neste Caminho, sempre chegamos ao lugar certo - perto de Deus.

E a vista para a vida a partir deste lugar seguro, não há dúvida, nem as belas paisagens da serra gaúcha conseguem superar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros