com o coração





A pergunta é bastante repetida nesta época do ano: “o que é Natal?”.
A resposta depende bastante do que os olhos ou o coração conseguem ver.

O que os olhos vêem quando enxergam um livro antigo com uma cruz na capa? Talvez um registro histórico, um conjunto de relatos, documentos importantes. O coração vê o registro do amor do Pai na direção de Seus filhos.

O que olhos vêem em um templo? Talvez uma construção, uma obra de arte, um ponto turístico. Mas, com o coração é possível ver a presença de Deus no meio do seu povo, a lembrança de cuidado, a celebração e comunhão entre irmãos.

O que os olhos vêem quando enxergam duas barras unidas em cruz? Duas barras unidas. Um símbolo, um enfeite, um sinal de morte. Mas o coração pode ver exatamente o símbolo da vida, da esperança, da presença e cuidado.

Olhar para o Natal apenas com os olhos nos mostra luzes, compras, pressa e desejos. Revela, sem dúvida, algumas cosas boas, mas muitas apenas superficiais
Olhar com o coração nos faz enxergar mais. Mostra o Amor ilimitado do Pai. Direciona para a esperança que é renovada a cada manhã. Confirma a oportunidade de descanso e reflexão que Ele oferece e Seu amor que não tem fim.

E principalmente, com o coração veremos Deus na forma de um menino, a simplicidade vencendo a opulência, a fraqueza vencendo a força, a humildade se sobrepondo à ostentação. Para não deixar dúvida de que a manjedoura que Ele quer é nosso coração, todos os dias.

É o que acontece quando olhamos o Natal pelos óculos da fé.
Os olhos não vão entender. Mas o coração vai.

E é o que importa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros