Maratona de Canto - Novos Recordistas



Acessando novamente o site do Guinness World Records (GWR) - coisa que não fazíamos há tempo -, descobrimos que o Recorde Mundial de Canto Contínuo, 36 horas, estabelecido pela Comunidade São Paulo-Ulbra com a participação de 150 cantores em 03 e 04 de julho de 2004, (veja como foi clicando aqui) durou 3 anos e meio. Já está batido. Ou 'esmagado' (smashed), como costumam publicar.

Conforme noticia o GWR, às 22h do domingo, 27 de janeiro de 2008, um grupo da Organização Cultural Mandd Sobhann em Managalore, Índia, quebrou o recorde, estabelecendo 40 horas.

Destaque também para o fato de que todas as músicas foram cantadas em Konkani, dialeto local.

Fonte das imagens

Alguns sites, anunciando ou registrando o feito, mencionam que o recorde anterior pertencia à Ulbra/Comunidade São Paulo, como por exemplo:

_World Records Academy - "O recorde para 'Maior Maratona de Canto Continuo com múltiplos cantores" pertencia anteriormente a um grupo da Ulbra, Brasil, chamado 'Communidade Evangelica Luterana Sao Paulo", que cantou por 36 horas entre 3 e 4 de julho de 2004."
_The Hindu: "Agora é oficial: caiu o recorde de canto continuo. O recorde que estava com a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo desde 2005 (sic) agora está com Mandd Sobhann..."
_Mangalorean - (anunciando a tentativa) 'O atual recorde de 36 horas foi alcançado por um grupo da Ulbra, Brasil, chamado "Communidade Evangelica Luterana Sao Paulo", em 2004..."


Os Indianos, entretando, puderam comemorar seu recorde por apenas 6 meses.

Acessando a seção restrita do site do Guinness, nos deparamos com a informação:


"The current record for "Longest marathon singing by multiple singers" is:
The longest marathon singing by multiple singers lasted 42 hours in an event organised by Nagyszénás Cultural Centre (Hungary), Nagyszénás, Hungary, on 11-13 July 2008. "


"O recorde atual para "Maratona de Canto Contínuo com múltiplos cantores" é:
A maior maratona de canto contínuo por muitos cantores durou 42 horas em um evento organizado pelo Centro Cultural Nagyszénás (Hungria), em Nagyszénás , Hungria, em 11-13 de julho de 2008".

Vasculhando a Internet, entretanto, não conseguimos achar uma só referência a tal feito. Nem mesmo no próprio GWR. O máximo possivel foi achar no mapa a cidade húngara de pouco mais de 5000 habitantes.

Parabéns aos húngaros!



De nossa parte, está na hora de tirarmos nosso certificado da parede, portanto, ficando ainda, podemos dizer, as 36 horas como a maior maratona das Américas.

E também já está na hora de batê-lo novamente!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros