na pele

Pronto. Agora eu sou um dos responsáveis pela crise, segundo o presidente do Brasil. Em entrevista a respeito dos responsáveis pela catástrofe financeira que assola o mundo, ele declarou: “É uma crise causada e fomentada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis que, antes da crise, parecia que sabiam tudo e agora demonstram que não sabiam nada", conforme o portal Terra.

Que coisa. E eu achando que problemas eram causados por comportamentos irracionais e sentimentos humanos tais como egoistmo, ganância, individualismo, desinteresse, falta de compaixão. E eu achando que este tipo de sentimento acometia as pessoas sem perguntar a cor dos olhos, da pele, a posição social ou o restaurante que frequenta.

Mas não. A causa está na pele. Os vilões do mundo são os brancos de olhos azuis. Como eu, que pareço saber tudo e agora demonstro que não sei nada.

Sou um deles. Sintam-se à vontade, portanto, para mandar emails me xingando, condenando e exigindo que eu dê alguma solução.

Como é mais fácil quando conseguirmos identificar um culpado e dezenas de vítimas, não? Tudo se resolve, tudo se ajeita e mundo pode respirar aliviado.
Ou não.

Quanto à crise financeira, bem, eu discordo do presidente. Homens e mulheres de todas as cores trafegam pelos corredores das decisões. Por exemplo, alguns dos homens mais ricos de muitos países e que têm poder de ação contra a crise, não parecem ser brancos de olhos azuis. Como os presidentes da Venezuela, da Bolívia, dos Estados Unidos, de Israel, do Brasil. Os lideres da China, Japão, Palestina ou Irã aparentemente também não encaixam nesta descrição. E todos eles, pela posição que ocupam, tem ao menos um pouco a mais de possibilidades do que cidadãos comuns, sejam brancos, olhos verdes, pele amarela ou corações cansados.

Sobre a verdadeira crise que precisa ser resolvida, aquela que provoca as outra crises, ela nasce no coração humano. E a luz de esperança está Naquele que conhecemos como branco de olhos azuis, mas que, na verdade, deveria ser retratado como o judeu de olhos escuros e pele morena. Neste líder que não acusou, mas serviu e amou, é possivel encontrar caminhos que vão à raiz da crise, e não ataques simplificadores contra galhos e folhas. Ele assumiu pele humana porque queria mudar o nosso jeito de olhar. E de viver. E de respeitar o próximo.

É uma pena ouvir palavras discriminatórias da boca de um presidente de um país. Mas é uma grande alegria poder estar junto Daquele que tem o mundo sob os Seus olhos e sobre a palma de Suas mãos. Ambos incolores.

Comentários

Anônimo disse…
Se nao tivessemos o Lula como presidente, poderiamos perfeitamente achar que o chaves havia escrito o discurso de ontem, que vergonha, e ele ainda reclama por que nao é convidado para ser mediador em orgaos internacionais importantes. Ah! ele desconhece o que venha ser o significado, confunde com populismo ao qual esta acostumado

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros