Doce

Sempre pensei que açúcar fosse algo doce. Acredito que você também. ‘Açúcar adoça a vida’, ‘vó é mãe com açúcar’ (mãe mais doce), café ‘melado de tão doce’ – muito açúcar.

Mas a matéria
a que assisti ontem na TV me deixou confuso. Um brasileiro descobriu que o ozônio pode ser utilizado no lugar do enxofre para clarear o açúcar do tipo cristal. Isso significa menos agressão à saúde. E, para minha surpresa, outro efeito colateral será sentido: “Com certeza, melhora o gosto. Sem o enxofre, que é amargo, o açúcar vai ficar mais doce” diz o descobridor da novidade, Raimundo Soltim.

Curiosíssimo. Quer dizer que o açúcar cristal tem algo de amargo... mesmo sendo açúcar! Estava lá o enxofre, fazendo mal à saúde, fazendo com que o açúcar não fosse apenas doce.

Tirar o enxofre de nossas palavras também pode deixá-las menos amargas. Ainda quando são doces. Pois o ser humano, às vezes, é especialista em agredir fazendo carinho. Insultar com palavras meigas. Desprezar parecendo elegante. E o enxofre, presente mesmo nas palavras açucaradas, que vai minando a saúde emocional e frequentemente, até mesmo espiritual do próximo

E enxofre, você sabe, também nos lembra de outro lugar e outra figura...

Deus é como o açúcar, diz uma conhecida história que circula na internet. Você não o vê no bolo, no leite ou na rapadura. Mas ao provar-lo, sabe que esta lá. E com Ele não tem enxofre escondido, não. Quando é para repreender, ele o faz de maneira clara e direta. E faz isso porque ama os seus filhos e quer alertá-los dos perigos e caminhos amargos que podem se apresentar a cada novo dia. As doces Palavras do Pai, portanto, podemos usar sem moderação. Jamais nossa vida ficará melada, super-adoçada, açucarada demais. Afinal, com tanto ‘enxofre’ escondido por aí querendo amargurar nossa vida, nada como provar diretamente deste doce.

Pois ele alimenta, revigora e preenche nosso ser. Sem engordar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros