O nome de Deus nas tragédias

Em qualquer situação, toda a nossa vida é ação de graças a Deus por tudo o que Ele fez e faz por nós.

O texto a seguir, no entanto, do psicólogo Ageu Heringer Lisboa, destaca a importância da solidariedade e do 'sofrer junto' com aqueles que perdem pessoas queridas em tragédias e acidentes. Vale a leitura.

Fonte: Ultimato

***********

O nome de Deus nas tragédias

Acompanhamos pela TV o noticiário da trágica queda do avião da Air France. Perplexidade. Tinha toda a sofisticada tecnologia, estava preparado para todos os problemas previstos de antemão, com garantias de sobra. Raio não derruba avião (?), os pilotos eram preparados, as revisões de rotina rigorosas estavam em dia.

Mistério. O Titanic um dia não afundou? A usina atômica de Chernobil não vazou? A nave Apolo não explodiu? Surge em todos a frustração diante das tragédias. Elas pareciam estar definitivamente afastadas por "obra e graça" do rigor científico e tecnológico. Entretanto, sempre existem importantes variáveis não percebidas ou apenas fracamente consideradas.
Os familiares das vítimas apresentam-se com múltiplos sentimentos. Quem perdeu o avião dá graças a Deus. E quem morreu, como fica? Quem quiz ou permitiu que acontecesse? Foi graças a quem?

Em acidentes assim, alguns sobrevivem e dizem graças a Deus; outros morrem, e quem dirá graças a Deus por eles? Então, graças a quem? Ou a ninguém, apenas uma fatalidade, que o próprio Deus não evitou? Quando Ele quiz, sustou o final do desfecho, como no sacrifício de Isaque quase consumado por Abraão.

Como ficam os parentes dos mortos quando escutam alguém que não foi atingido dizer que foi salvo graças a Deus? Ele selecionou alguns? Desígnio de sua soberania? Não é esta uma resposta humana para justificar Deus por tão grande ausência de sentido? Não seria melhor guardar silêncio e simplesmente agradecer por estarmos vivos?

Fico inquieto com estas questões. Concluo que não se pode evocar o nome de Deus sem muita reflexão antes. Será que todos usamos em vão o Seu Nome?

Talvez devamos falar nada. Apenas, como Jó, entregar os pontos e exclamar: nada sabemos, apenas nos inquietamos; o Eterno sabe, Ele dá , Ele tira. Um dia saberemos.

Vejo Jesus como resposta a este e outros mistérios. Ele não veio explicar, veio estar com aqueles que sofrem, com os perplexos. Sua própria morte pode até ser entendida como ato de loucura de Deus cumprida por mãos humanas. Morte que depois foi vencida na Ressurreição.
Que nEle todos descansem em paz, mortos e vivos!


Ageu Heringer Lisboa
Psicólogo, residente em São Paulo
Membro fundador e ex-presidente do
Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos

Comentários

Patricia disse…
Fatalidade? Sim se pensarmos na interrupção desta vida terrena, que poderia ter continuidade em seus projetos, sonhos e muitos feitos. Mas se a entregamos ao Senhor Jesus com a morte fisica é que se ganhamos o maior prêmio que é a vida eterna ao lado dEle.
Anônimo disse…
Graça e paz. Só quero dar meus parabéns a Patricia, pois concordo com o que li no seu comentario. Deus os abençoe em nome de Jesus.
Pastor Izaias Silva da Rocha
Lucas Albrecht disse…
Obrigado pelas contribuições!

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros