Dependência

A independência é um sonho de praticamente todo o ser humano. Mas, na prática, é um sonho impossível.

Um país não consegue ser independente do resto do mundo. Precisa dos demais. Uma empresa nunca é independente de sua rede de fornecedores e consumidores. Um partido politico, um lider, um time de futebol. Financeira, politica, administrativa, emocional... Independência é uma palavra que pode até fazer parte do vocabulário, mas não faz parte da vida real. Não há como ser diferente. Somos dependentes, desde que nascemos até o momento de morrer.

Já que, inevitavelmente, vamos depender, porque não derivar esta dependência do lugar certo?

Lugares errados existem aos montes. Problemas do passado, mágoas do presente. Dinheiro, poder, posição social, aparência. Pessoas que só tiram vantagem, desvalorizam, desencaminham. Sexo, trabalho, jogo, vicios, erros. Quando algum deles é a fonte da nossa dependência, nosso futuro então independe da nossa vontade.

Lugar certo, existe também. Ou melhor, Pessoa certa. Aquele que alimenta nossa vida, sustenta nosso corpo, fortalece o nosso ser e dá sentido para nossos passos. A dependência de Deus é certeza de vida segura, constante e com propósito. Pela fé somos conectados a Cristo e, a partir daí, as demais dependências de nossa vida ganham nova perspectiva. As essenciais, recebem novo valor. As prejudiciais, recebem chumbo grosso.

Neste caso, o futuro também independe da nossa vontade. Mas agora, está dentro da vontade de Deus, que sabe como o futuro será melhor. Assim, esta Vontade torna-se também a nossa.

Independente do que venha acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros