Sobre o Esporte Clube

A Ulbra tem ou não tem um time de futebol?
Ainda nota-se uma certa confusão entre o antigo clube pertecente à Ulbra, o Sport Club Ulbra, e a nova equipe, Universidade Esporte Clube.
Para tentar ajudar a esclarecer, alguma informações reunidas pelo blog:


Maio, 2009 - A Ulbra anuncia o fechamento do S.C. Ulbra por tempo indeterminado. Matéria do ClicRBS.


Novembro, 2009 - Surge o "Universidade Sport Club" (USC), que tem novos conselheiros, novo presidente - Gilson Alves (Gilson "Mão de Pilão). Um release do USC, reproduzido aqui, e repercutido também aqui, informa:

"Universidade Sport Club de Canoas(RS)
Universidade Sport Club é o novo nome do Sport Club Ulbra. Com a mudança do nome e a colocação de dourado nas cores da agremiação, que agora tem o dourado além do branco, do azul e do vermelho, um novo distintivo foi criado e apresentado oficialmente na manhã desta sexta-feira(04/12/09). A criação foi do publicitário César Luciano Reginatto, a partir das idéias sugeridas pelo Presidente do clube, Gilson Alves, e do gerente de esportes do clube Fabrício Marin.
Fonte: Assessoria de Imprensa USC.
Obs.: As letras HRH significam Honra, Respeito e Humildade."


Uma explicação adicional é dada por Roselio Luis Basei nesta página:

"O Sport Club Ulbra tem nova diretoria, novo nome, irá disputar o Gauchão, mas não terá o apoio da Reitoria da Universidade Luterana do Brasil,. São várias as novidades no futebol da Ulbra. O ex-reitor da universidade, Rubem Becker, renunciou ao cargo de presidente do clube junto com o seu vice, Leandro Becker, e com todos os 20 conselheiros. Em seus lugares, no dia 23 (sexta-feira, assumiram 20 novos conselheiros, que elegeram o jogador de vôlei Gílson, o Gílson Mão-de-Pilão, como novo presidente. O vice-presidente de Gílson é o investidor francês Cristopher, que está viabilizando a participação da Ulbra no Gauchão. O time de Canoas também tem um novo nome e passa a ser chamado de Universidade Sport Club. A nova Reitoria da Ulbra, no entanto, manifesta-se contrária a participação da equipe e não deverá participar da gestão e nem mesmo deverá ceder a estrutura do Complexo Esportivo para o time. Com isto, o time da Universidade está confirmado no Gauchão, mas ainda não tem local definido para mandar os seus jogos. O técnico e alguns jogadores já estão contratados. O carioca Nelson Rodrigues, ex-técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e ex-técnico dos juniores do Internacional já está em Canoas e irá treinar a Universidade no Gauchão 2010."


O CGC, no entanto, continua o mesmo, fato que gera alguma confusão. Segundo algumas opiniões, poderia também gerar problemas financeiros para o USC.


Dezembro 2009, início de 2010 - Ulbra e Inter iniciam tratativas para contrato de aluguel, no qual o Internacional passará a utilizar o Complexo esportivo para o Inter B e categorias de Base. Matéria do Jornal NH.

No mesmo período, a Ulbra acerta contrato de Aluguel do complexo esportivo para que o USC mande seus jogos em Canoas. Matéria de ZH on-line.

Devido a um problema de transferência, que não foi realizada pelo fato de USC demorar para definir sua localização (Canoas, Porto alegre...) e oficializar isso junto à FGF, a Federação manteve o nome "Ulbra" na divulgação da tabela. Matéria do Jornal VS.


Resumindo: A Ulbra não tem mais time de futebol profissional. Ele foi repassado e renomeado como "Universidade Sport Club". Foi criado novo distintivo e adicionado o dourado às cores azul, vermelho e branco. A nova equipe assumiu a vaga do ex-SCUlbra no Gauchão 2010.


Nota do editor: correções e acréscimos, caso alguma informação não esteja precisa, são bem-vindos.

Comentário do editor: Para empresas como a Rede Globo, que chamavam o Sport Club Ulbra de "Canoas" (equivalente a chamar Grêmio ou Internacional de "Porto Alegre'), a mudança vem a calhar. Agora podem chamar o time de 'Universidade' ou escolher o nome genérico que preferirem sem, com isso, faltarem com a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros