Conhecimento

É importante reforçar que a Ulbra, sendo uma Universidade, estimula e aprecia a pesquisa e conhecimento cientifico. E também sendo uma instituição Confessional Luterana, tem na Palavra de Deus o fundamento de sua fé. Em alguns momentos, portanto, poderá haver diferenças de opinião e posicionamento em relação a descobertas humanas (como no caso de datas terrenas bastante recuadas como 2 milhões de anos).
Mas sempre na postura de diálogo e em absoluto respeito.


*********************

CONHECIMENTO DE DOIS MILHÕES DE ANOS
Obra aborda Período estudado pela Palinologia


Buscar informações sobre o período que começou há dois milhões de anos e segue até os dias de hoje não é mais uma tarefa difícil. Lançado recentemente, o livro Quaternário no Rio Grande do Sul esclarece sobre a fauna, flora e fósseis de animais e vegetais deste período estudado pela Palinologia. A publicação reuniu artigos de pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai, apresentando as principais características da região sul da América do Sul.

Soraia Bauermann, professora do curso de Biologia da ULBRA Canoas e uma das organizadoras do livro, expressa a importância do trabalho: “O esforço de três anos resultou em algo inédito no Brasil. Estamos orgulhosos por poder oferecer esta obra aos alunos e a toda comunidade”, comemora.

No livro, os 17 capítulos abordam a geologia, arqueologia e materiais fósseis e atuais de vegetação e de vertebrados do período Quaternário. “Através da Palinologia podemos compreender o agora sabendo como era a Terra antes”, explica Soraia.

Com o apoio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, o livro foi organizado pela professora Soraia em parceria com Ana Maria Ribeiro e Carolina Saldanha Scherer. A obra está sendo distribuída nas principais bibliotecas dos três países. “É um benefício para todos. Reunimos o conhecimento de diversas pessoas em um único volume. Todos aqueles que trabalham com ambiente agora têm nova fonte de informação”, afirma Soraia.


ACS/Imprensa - ULBRA Canoas
(51) 3477.9117 / 9167
imprensa@ulbra.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros