Visão clara

Ainda me lembro, foi numa consulta em Curitiba, nos anos 1990. Meu pai e eu voltávamos para a casa de ônibus (em Curitiba, é melhor do que ir de carro) lendo o diagnóstico da oftalmologista a respeito dos meus olhos. Constava: “Ambliopia anisométrica”. Com dois teólogos com formação em grego antigo juntos, não podia dar outra coisa, começamos a decifrar. A parte mais fácil foi anisométrica:
An – “negação, oposição”.
Iso - “mesmo”.
Metros - “medida”. Algo que não tem mesma medida, assimétrico.

Já sobre ‘ambliopia’, complicou. E pelo que me lembro, não chegamos a nenhuma conclusão.

Esta semana resolvi retomar o assunto. E descobri que ela acontece “quando, por alguma razão, o olho não consegue melhorar a visão mesmo usando a correção (óculos). Outras vezes no estrabismo (olho torto), um dos olhos assume a preferência e enxerga bem e o outro, menos participativo, deixa de desenvolver a capacidade visual plena. A ambliopia é sempre causada por alguma coisa que atrapalha ou prejudica a travessia da luz até a retina. E se a imagem se forma de maneira incorreta na retina, o cérebro não capta com toda a precisão”. (fonte da informação)
Também chamada de ‘olho preguiçoso’, é a redução ou perda de visão de um olho, sem que ele mostra qualquer anomalia estrutural.

Além de relembrar, ganhei também uma boa ilustração para o Toque de Vida.

Mesmo com todos os nossos esforços, e com os óculos, lentes ou lupas que venhamos a utilizar, não podemos corrigir nossa ambliopia inata. Há sempre algo que atrapalha a travessia de Luz em nossa retina. O que impede de captarmos a verdade com precisão.

Precisamos da intervenção de Deus, que nos torna capazes de enxergar com clareza a vida no seu amor. Por meio da fé em Jesus Cristo, a imagem correta pode ser formar no fundo da nossa retina, ou melhor, do coração. Uma visão clara para seguirmos o Caminho sem medo de tropeçar. E também para que não fiquemos preguiçosos e lentos, antes, sempre dispostos a colocar em prática aquilo que, pela fé, agora vemos com perfeição.

Cuidado, proteção e luz que Ele oferece a todos.
Isometricamente



PS: para constar, a palavra ‘ambliopia’ vem
do grego amblios, ‘fraco, tolo’ e
ops, ‘visão, ação de ver’

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros