Alto-disciplina

“Durante os anos 1960, o psicólogo Walter Mischel conduziu o que se tornou conhecido como “o teste do marshmallow”, com crianças de 4 anos, na Universidade de Stanford. O objetivo do exercício era verificar a habilidade de cada criança de esperar a gratificação. Cada uma ganhou um marshmallow e ouviu o seguinte: podiam comê-lo imediatamente ou, se esperassem 20 minutos até o pesquisador voltar, ganhariam mais um.

Algumas crianças simplesmente não conseguiram esperar. Engoliram o marshmallow imediatamente. As demais, se esforçaram ao máximo por resistir. Cobriram os olhos, falaram consigo mesmas, cantaram, brincaram, até mesmo tentaram dormir. As que conseguiram esperar foram recompensadas com 2 marshmallows quando o pesquisador voltou.

Cerca de 12 a 14 anos mais tarde, as mesmas crianças foram reavaliadas. Os resultados foram espantosos. Aqueles que tinham conseguido controlar seus impulsos e esperar pela gratificação quando tinham 4 anos eram agora social e pessoalmente mais eficazes como adolescentes. Tinham níveis mais elevados e assertividade, auto-confiança, confiabilidade, e habilidade superior de controlar o stress.
(Fonte da ilustração)

A natureza das pessoas é a mesma. Uma diferença fundamental,portanto, entre pessoas bem sucedidas – líderes - e aqueles que lutam para sê-lo é: auto-disciplina.

Mais importante ainda é que, levando em conta que a natureza das pessoas é sempre a mesma, Jesus Cristo ama a todos por igual. Para que a fé, que salva, também faça a diferença dando nova vida e novos hábitos. Especialmente princípios imutáveis, os quais são a base do auto-controle. Uma Alto-disciplina que vem da segurança e paz que moram no coração. Pois a recompensa já está certa, basta esperar.

E também, como disse Jesus, crer como crianças. De qualquer idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros