Desdobramentos

Algumas seleções que perderam na Copa do Mundo 2010 e seus desdobramentos pós-jogo.

A seleção argentina, que perdeu de 4 x 0, foi recepcionada por pelo menos 10 mil pessoas. O jogador japonês que errou o pênalti decisivo para o Japão nas oitavas poderá receber uma medalha em sua terra natal. Jogadores de Gana, que foram eliminados depois de perderem um pênalti no ultimo minuto da prorrogação, foram a um bairro de Johanesburgo e proporcionaram um dia de muita alegria. Os uruguaios, que perderam a semi-final, pelo jeito receberão também tratamento de heróis guerreiros em seu país.

A seleção brasileira...bem...

Sem entrar no mérito de erros e acertos justos ou injustos, foi recebida com criticas, desprezo, ironias e até seguranças.

Como costumamos ‘recepcionar’ aqueles que não atingem o que se esperava, os que erram, os que ‘fracassam’ ao nosso redor? Críticas, ironias, desprezo, agressão? Ou é possível haver algum espaço para o ouvir, compreender – até punir, se necessário – mas oferecer algum apoio e alguma ajuda para elaborar?

Cada um de nós joga partidas difíceis todos os dias, nas quais se pode perder ou ganhar. Por isto, para Deus a recepção é sempre uma só: amorosa. Quando existe arrependimento e fé, esta acolhida em amor, é para nos lembrar que a maior vitória já está garantida, por Jesus Cristo. As outras, no cotidiano, nem sempre vão acontecer, os fracassos também batem á porta. Mas não é preciso deixá-los entrarem para morar. O amor do Pai nos impulsiona a acolhermos e sermos acolhidos no momento em que mais se precisa de suporte, para recomeçar e tentar, de novo, vencer.

Então, podemos nos preparar para interessantes desdobramentos pós-jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros