O Grande Projeto

Uma das afirmações do novo livro do físico inglês Stephen Hawking o colocou no topo dos Trending Topics(assuntos mais comentados) do Twitter de ontem para hoje. Em “The Grand Design” (O Grande Projeto), ele declara que Deus está descartado da origem do Universo. Segundo Hawking, a criação espontânea explica porque existe algo no lugar do nada. Por causa da lei da gravidade, o Universo cria a si mesmo do nada.


Para Hawking, em seu pensamento de hoje, não há um Criador.

É sempre bom lembrar: trata-se de uma hipótese não consubstanciada. É diferente do que dizer “a grama é verde” ou “as baleias são mamíferos”. De minha parte, mesmo não tendo um décimo do conhecimento deste cientista, me parece necessária uma boa dose de boa vontade para aceitar que a lei da gravidade explica a geração espontânea do nada para o tudo.

Mas isto é ciência. Pesquisa, explicação, mudança. Pesquisa de novo, explicação de novo. Mudança mais uma vez. O próprio Hawking é prova disso. Em 1988, já havia dito que, se pudéssemos encontrar uma teoria perfeita para o Universo, atingiríamos a mente de Deus. Para seu pensamento da época, Deus fazia parte dos planos. Hoje, 22 anos depois, está descartado.

Neste contexto, faz sentido. A nossa mente jamais conseguirá colocar Deus no cenário. Não temos nem alcance para isso. Tudo precisa passar pela fé, que um presente que nos permite ter certeza daquilo que não se vê, como diz a Bíblia. Quando passa pelo coração, Deus entre em cena como o Criador, renovador, mantenedor da lei da gravidade e de todas as outras mais que Ele estabeleceu. E também mudador delas, se assim Lhe aprouver. Como escreveu o colega capelão Elton Fischer: “Entendo que a questão de Hawking não é se Deus existe ou não, mas que importância Ele tem na sua vida. Enquanto Ele ficar restrito ao campo da razão e não tocar o seu coração, nada mudará. É nisso que cremos e é isso que vivemos.”

Para Hawking, em sua hipótese não consubstanciada de hoje, o Criador não faz parte do projeto.

Para o Criador, na sua obra de amor já consubstanciada, o Grande Projeto inclui todos. Hawking e cada um de nós.

Comentários

Evelise disse…
Penso que se ciência, religião e filosofia dessem as mãos em uma parceria no intuito de reunir conhecimento, esses ataques e afirmações inconcebíveis à existência ou não de Deus, teriam finalmente um fim. É racionalmente impossível que alguma coisa venha do nada, seja produto do acaso cego, pois como dizia um estudioso, se assim o for, então posso ver surgir um boeing 747 quando da passagem de um vendaval por um ferro velho...
Abçs
Lucas Albrecht disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Albrecht disse…
Obrigado pela visita, Evelise.

De fato, tamém acredito que o diálogo pode e deve permanecer continuo, para que não surjam meros ataques, mas sim sempre uma boa conversa com argumentos respeitosos.

E, concordo contigo, creio que é um tanto inconcebível supor geração espontânea de alguma coisa. A não ser o próprio Deus, que é o Criador.

Pastor Lucas.
Evelise disse…
Mesmo que eu veja um pássaro sair de um ovo, uma borboleta de uma crisálida ou um verme de alguma carne putrefata, Alguém assim o quiz. Me nego a aceitar que sou obra do acaso, pois se vim do nada, nada sou. Mas não sou um nada, sou uma criatura divina - divina sim!! - pois sou cria do Criador de tudo, portanto, carrego dentro de mim e em mim, uma parte desse divino do qual procedo...
abçs

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros