Seguir e liderar

Já estava para sair do posto de gasolina, indo pra casa, quando uma moça pediu orientação. Queria chegar na Ulbra. Percebendo que ela não conhecia nada de onde estava, e sabendo que o caminho não era tão simples, sugeri: “quem sabe tu me segues e eu te deixo bem perto da Universidade?” Ela aceitou.


Não sei se você já fez algo parecido, mas esta uma ação que nos faz sentir bem. Poder ajudar alguém que está perdido, conduzindo esta pessoa para o lugar em que ela deve ir. Perto da Ulbra, ela agradeceu e seguiu o caminho. Sem dúvida, bem mais tranqüila e confiante, por já saber aonde ia chegar.

Ficamos contentes em poder servir.
Mas isto também nos torna responsáveis ao liderar.

Nos próximos 10 minutos, aquela pessoa estava completamente dependente de mim. Poderia ter chegado à Ulbra ou ido parar em um bairro qualquer. Chegar rápido ou fazer uma grande volta. Talvez estivesse em risco caso eu não conhecesse bem o caminho. Poderia estar incapaz de ajudá-la se não estivesse em condições de dirigir.

Lamentavelmente, temos ao nosso redor aqueles que pregam intolerância e julgamento. Pessoas despreparadas almejando cargos de liderança e poder. Muitos ineptos conduzindo pessoas para o lado errado, levando-as a se perder. Então, somos lembrados de uma certeza: para poder liderar, é preciso saber a quem seguir.

Neste ponto, ao seguir a Deus, a sensação não é apenas boa; é completa. Com Ele, temos condições não de indicar uma rua, mas de mostrar o caminho que leva à vida...E, como seguidores Dele, nos tornamos também lideres, auxiliando muitos que estão precisando de orientação para poder caminhar. È assim que se pode seguir em frente, sem medo de se perder.

Porque o coração fica tranqüilo e confiante, já sabendo aonde vai chegar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros