Vale a leitura

[Lifehacker] O que a cafeína realmente faz com o seu cérebro

"Apesar de tanta popularidade, a cafeína é uma substância muito pouco compreendida. Ela não é um simples estimulante, e funciona de modo diferente para cada pessoa – não funciona da mesma forma nem mesmo para a mesma pessoa, dependendo de circunstâncias como ciclo menstrual, por exemplo. Mas você pode fazer a cafeína funcionar melhor para você. Basta entender os seus efeitos um pouco melhor."

O texto completo, aqui.
(via Eduardo Basso Jr,no Facebook)

Alguns trechos
:

(...)

"A cafeína NÃO te deixa ligado

"...É uma metáfora adequada por deixar bem claro que a cafeína não pisa no acelerador do nosso cérebro, ela apenas desativa um “um dos principais” freios. Há outros compostos e receptores que têm um efeito nos seus níveis de energia – GABA, por exemplo -, mas a cafeína é uma maneira básica de impedir o seu cérebro de se auto-sabotar, de certo modo. Tanto é que Braun escreve: “Você só consegue ficar ‘ligado’ na medida natural do possível para os seus neurotransmissores de excitação”. Em outras palavras, você não pode usar a cafeína para apagar completamente uma semana inteira em que ficou estudando até muito tarde da noite, mas pode usá-la para sentir-se com menos sono pela manhã após uma noite curta."

(...)

Ela melhora a sua velocidade, mas não necessariamente a sua habilidade

O consenso geral nos estudos sobre cafeína mostra que ela pode melhorar a sua produtividade, mas principalmente em certos tipos de atividade. Para pessoas cansadas que estão realizando um trabalho relativamente direto, que não exige muito pensamento abstrato ou raciocínio, o café demonstrou aumentar a quantidade e a qualidade dos resultados. A cafeína também demonstrou ajudar na criação e retenção de “memória declarativa”, o tipo que é mais usado por estudantes para lembrar de listas ou decorar respostas de questões para provas..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros