MAPPA

O nome do exame é MAPA: Medição Ambulatorial de Pressão Arterial. Um aparelho é portátil é colocado junto ao corpo e permanece ali por 24h, medindo a pressão sanguínea a cada 20 minutos.  A ideia é poder dar ao médico uma visão do comportamento do organismo do paciente durante um dia normal. A partir disso, o doutor poderá dar diagnóstico, prognóstico e a receita. Ou ainda, indicar a prevenção.
E se nós tivéssemos um aparelho assim conectado durante o dia de hoje, realizando a MAPPA: Medição Ativa de Pensamentos, Palavras e Ações? O que este aparelho registraria a cada 20, 10, 5 minutos?... Algumas coisas boas, certamente. Mas quantos pensamentos indevidos, ações grotescas, palavras rudes, atitudes que ferem?...
Na verdade, temos, sim, esta vigilância constante. Porque Deus sabe não a cada 20 minutos, e sim a cada segundo o que fazemos, pensamos e falamos.
Só que isto não deve servir para medo ou angústia. Ele já conhece o diagnóstico – pecado – e já providenciou o tratamento – perdão em Jesus Cristo. Conectados a Ele pela fé, temos tratamento, cuidado e carinho. Temos o Mapa da Sua Palavra. Temos o MAPA, Maravilhoso e Perfeito Amor, a cada passo do caminho. Porque o Doutor quer nos mostrar que podemos não só tratar, mas prevenir muitos dos problemas, pressões, percalços, permanecendo sob este cuidado e condição.
Será que temos uma MAPPA conectado ao corpo? Bom, tanto faz. Pois o que importa é aproveitarmos as oportunidades para bons pensamentos, palavras e ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros