Até onde vai a sua fé?

Sob este tema, cerca de 40 entusiasmados congressistas participaram do II Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos, dias 16 e 17 de abril, no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, RS. O evento foi promovido pela Associação Nacional de Escolas Católicas do RS(Anec-RS), em parceria com o Centro Universitário La Salle(Unilasalle) Canoas e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Sul 3.

Os dois temas centrais do encontro foram “Espiritualidade e Conhecimento”, com assessoria do Prof. Henri Luiz Fuchs, do Unilasalle, e “Ensino Superior e Formação Integral”, com a assessoria do Prof. César Leandro Ribeiro, da Província Marista Brasil Centro-Sul. As reflexões versaram sobre aspectos da ação evangelizadora no meio universitário como vivência integradora da espiritualidade, nas pessoas e nas instituições. Destacou-se que conhecimento e espiritualidade precisam caminhar juntos, fazendo da própria sala de aula lugar de experiência de fé.

No sábado à tarde foram apresentados quatro cases relatando a experiência de projetos desenvolvidos pelas pastorais: URI, ULBRA, PUCRS e Equipe de Jovens Missionários Lassalistas Panela Velha.  A experiência da Pastoral junto ao Campus da URI, na Diocese de Erechim, chamou a atenção pela facilidade no trânsito e a proximidade com a comunidade acadêmica. A Pastoral Luterana confirmou aos presentes a importância da comunhão cristã e partilha de experiências. Como elementos comuns foram percebidos o desafio de chegar à juventude, a falta de tempo, a ampliação das atividades. Recebeu destaque pelos participantes a idéia dos “7 minutos” momento oferecido na capela do campus em Canoas como uma parada antes de iniciar os trabalhos acadêmicos.
O domingo foi marcado pela partilha de observações e indicações sobre a realidade das Instituições de Ensino Superior e dos Universitários, bem como de estratégias necessárias para o bom êxito da missão evangelizadora no meio universitário.Também foi apontada a importância da reflexão permanente, para que cada pastoral reveja as suas ações à luz das discussões realizadas no encontro.

Além da Anec-RS e Unilasalle, promotoras do evento, outras 14 instituições marcaram presença: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul( PUC-RS), Faculdade Dom Bosco , de Porto Alegre, Instituto Humanitas Unisinos(IHU), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erexim), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Faculdades da Associação Brasiliense de Educação (Fabe Marau), Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), Faculdade de Administração e Economia(FAE Sévigné),   Faculdades Riograndenses (Fargs), Ministério Universidades Renovadas, Diocese de Erexim,  Setor Universidades da CNBB e ANEC-RS.

O II Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos é um avanço no esforço e empenho para promover a ação evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior através da Pastoral da e na Universidade, articulando e agregando os diferentes envolvidos nos processos locais, regional e nacional.

(Fontes: ANEC, Pastoral Unilasalle, CNBB, Pastoral da Ulbra)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros