Acesso à saúde para a comunidade de Canoas

Curso de Medicina da ULBRA promove feira de saúde com grande número de atendimentos

Foto: Marcos Beck
Direito e acesso à saúde é prioridade nas cidades do Estado. O curso de Medicina da ULBRA, com o objetivo de levar conhecimento sobre a área e auxílio para a comunidade realizou nesta sexta-feira, 29, a primeira edição do ano da Feira de Promoção à Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) União, no bairro Mathias Velho, em Canoas.
            A atividade de extensão comunitária foi coordenada pelos professores Maurício Canez Pires, Andréia Saffer e Fernando Curcio. As Ligas Acadêmicas do curso, em parceria com o seu Centro Acadêmico da Medicina da Ulbra (CAMU), também aderiram e organizaram o programa.    O professor Maurício afirma que: “Temos hoje participando cerca de 150 profissionais da ULBRA entre alunos, professores e funcionários, e em todas as atividades propostas contamos com a supervisão e o suporte dos médicos da USB”.
            A Feira de Promoção à Saúde tem o objetivo educar os beneficiados sobre fatores de proteção à saúde e prevenção de doenças. Busca auxiliar a comunidade na promoção de saúde, prevenção de doenças e diagnóstico primário. “O Sistema Único de Saúde (SUS) muitas vezes demanda tempo para atender, e este projeto facilita o atendimento, pois não necessariamente o paciente precisa estar doente, realizamos consultas também para prevenir doenças futuras”, comenta o professor.
            O projeto tem também uma característica principal de trabalhar como porta de atendimento acolhendo os pacientes: “Se algum de nossos beneficiados necessita de novos atendimentos ou seguimento de investigação, proporcionamos o retorno das consultas mesmo com o término da feira”, finaliza Dr. Maurício.
            Comemorando o sucesso da atividade, o curso de Medicina encerra a feira com 20 serviços diferenciados prestados à comunidade e aproximadamente 750 atendimentos durante os turnos da manhã e tarde.



Paula Consul
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Assessoria de Comunicação Social
Imprensa - ULBRA
Telefone: (51) 3477 9117

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros