A Bíblia no cotidiano

A importância da Escritura Sagrada como parte da vida diária foi destaque no 4º Simpósio Internacional de Lutero.


Martinho Lutero lia a Bíblia duas vezes por ano. Um vendedor de churros no centro de São Leopoldo tem uma Bíblia aberta em seu trabalho. Relatos de pastores mostram projetos que estimulam o contato com a Bíblia em congregações luteranas. No 4º Simpósio Internacional de Lutero, dos dias 05 a 08 de julho, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, não apenas a relação de Lutero com a Bíblia foi estudada. A ênfase junto aos 230 participantes do evento foi também sobre a importância da presença dela na vida do cristão.

As palestras foram dirigidas pelos doutores Robert Kolb, da LCMS (Igreja Luterana dos EUA), Vilson Scholz e Ricardo Rieth, da IELB, Gilberto Silva, da SELK, (Igreja Luterana da Alemanha), e Albérico Baeske, da IECLB. Os preletores abordaram hermenêutica, exegese, sistemática e prática pastoral, além de tradução e interpretação. Foi reafirmada a centralidade da Bíblia para a Igreja e para a prática luterana e, por isso, a necessidade de constante revisão da abordagem, estudo, interpretação e aplicação do texto sagrado.
Dr. Ricardo Rieth, pro-reitor de Extensão
da Ulbra, falou sobre a importância da
Bíblia na vida diária do cristão.

Na sexta-feira, o último dia do encontro, três projetos de estimulo ao contato com a Bíblia foram apresentados, pelos pastores Arthur Benevenuti (Guarulhos, SP), Cláudio dos Santos (Santo Ângelo, RS) e Gunter Pfluck (Passo Fundo, RS). O evento foi encerrado um painel de discussão entre os palestrantes e o hino Castelo Forte, de M. Lutero..

Já em sua quarta edição, o Simpósio Internacional tem por objetivo fomentar a pesquisa em Lutero e estimular os teólogos e pastores a aprofundarem-se no conhecimento da obra do Reformador Protestante, destacando sua relevância para a prática eclesiástica atual. Os pastores da Celsp participaram de todo o encontro, interagindo com os palestrantes e os presentes. A Comunidade São Paulo historicamente tem proporcionado a seus pastores oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento no servir a comunidade e a IELB.

Neste sentido, nada melhor do que participar de um Simpósio onde Lutero é a referência e a Bíblia no cotidiano recebe ênfase. Pois a vida em comunidade luterana só tem sentido e fundamento quando a Palavra é ouvida, lida, refletida. E também colocada em prática.

Pastores da Celsp recebem incentivo da comunidade
para a capacitação e aperfeiçoamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros