Perfeição

Existem várias coisas que, no passar dos dias, nos preocupam, mas que não precisariam preocupar. O motivo principal é o fato de que elas ou não existem, ou não vão acontecer, ou são inatingíveis.

O perfeccionismo é uma delas. Não precisaria fazer parte de nossa agenda.

Não adianta se perfeccionista no trabalho, na familia, no esporte, nas artes, em qualquer lugar. Não existe esta coisa chamada perfeição, no sentido absoluto, no nivel dos seres humanos. Aparentemente, o que existe, na verdade, é angústia e insegurança, que nos fazem querer que tudo esteja perfeito, mesmo sabendo que nunca estará; nos traz irritação, medo, e nos faz cobrar de nós mesmos e dos outros uma conta que ninguém tem como pagar.

Perfeição mesmo, só em Deus. Em tudo o que Ele faz não há sombra de falhas. A obra-prima de sua mão é um exemplo disso – a vida e obra de Jesus Cristo. Ele não é perfeccionista, pois não está está em busca de acertar o que não vai conseguir. Deus já é perfeito e já faz tudo perfeitamente bem. Podemos lançar sobre Cristo nossa angustia e insegurança e descansarmos à sombra do seu perfeito cuidar.

A partir da fé cristã, a vida muda, e a vemos a partir de um outro lugar. E aí não precisamos de perfeição, basta ver e viver a vida. Por fim, pode ser que acabaremos  vendo certa perfeição no improvável, no improviso, e até no imperfeito, no impreciso. No abraço, no sorriso, no ombro amigo, no acerto após um erro. No tentar mesmo com medo de errar. Não no sentido absoluto da palavra, mas no sentido único que a vida pode ter quando vivida sob o Seu cuidar.

Não precisamos buscar o que não existe. Nosso coração pode viver perfeitamente tranquilo quando, com Ele, aprende a confiar.



Pastor Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros