A longo prazo


Determinadas tarefas parecem um tanto ingratas, não? 

Pense por exemplo, na limpeza da casa, ou o trabalho na cozinha. Outros exemplos:  preparação de relatórios; recolher o lixo, organizar eventos, pintar paredes.  Dar banho e vestir crianças, ajudar pessoas com dificuldades. Preparar um jantar romântico. Cuidar da casa. Preparar uma aula criativa. Investir tempo com alguém. 

Por que parecem ingratas? Porque são tarefas dificeis, que exigem esforço e dedicação e que duram pouco tempo. Dali a pouco, já está tudo desfeito. É preciso fazer tudo de novo..

São tarefas que parecem ingratas. Mas só parecem.

Quando olhamos na perspectiva do longo prazo, tudo muda. Determinadas ações podem não ter resultados agora. Damos um conselho, falamos uma frase, fazemos um gesto na direção de alguém que julgamos precisar. Preparamos um jantar, realizamos uma limpeza, auxiliamos. Às vezes parece que só ajudou aquele momento, ou que a pessoa nem deu tanta boal assim. No entanto, quantos casos você já ouviu parecidos com este?
“Um dia fulano me disse tal coisa, que nunca mais esqueci”
“Foi porque um professor do primário me incentivou que hoje sou médico/professor/patsor..”
“Minha mãe/pai sempre dedicava tempo para o que eu precisava”
“A aula dela era muito boa!”
“Como mamae cozinhava bem! E a casa, sempre bem arrumada!”
“O fato de você ter segurando a minha mão, mesmo sem falar nada, no enterro de meu pai, fez toda a diferença.”
“Aquela mensagem que ouvi na igreja naquele dia me levou a mudar de vida”.

Pequenos gestos, poucas palavras, parecem minutos em vão. Mas que podem ter efeito ‘imortal’. Ficar para sempre na memória e na vida de alguém. E quem sabe impactar até mesmo gerações futuras.

È assim também o perdão de Deus. Ele perdoa irrestritamente, mesmo que, ali adiante, já estejamos novamente em erro, por causa da nossa fraqueza. Mas ele continua a perdoar, pois aquilo que Jesus Cristo fez, uma só vez, naquela cruz, permanece sempre. Assim, podemos nos também utilizar o perdão, palavras, presença como possibilidlides de encobrir as dificuldades com o Amor e mostrar o lado belo e contagiante da vida.  Dure o tempo que durar. Sejam imensas ou microscópicas, coloridas ou em preto e branco.  Atingindo milhares de pessoas ou apenas uma só. Elas podem tocar, mudar, fazer a diferença na vida de alguém para sempre. Movidos pela fé Nele, sabemos que temos muito a fazer.

Porque, a longo prazo, estar com Deus é o que realmente muda a vida. Para melhor. E para sempre.  



Rev. Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros