Ar condicionado para todos

por Marcos Schmidt

Devemos nos preparar, a previsão é de muito calor nos próximos dias, temperaturas que poderão ser as mais altas deste século, conforme registros meteorológicos na região de Porto Alegre. Para aqueles que não tem ar condicionado em casa ou no trabalho, vai ser um sufoco. Segundo dados do IBGE, apenas 11% dos brasileiros possuem sistema de climatização em seus lares. Ainda é um conforto para poucos. Mas, e se faltar luz, der um blecaute geral? Daí nem ventilador! Dependemos completamente da energia elétrica até para beber água. Nem conseguimos imaginar o que seria de nós sem este poder invisível que vem por fios e condiciona a nossa vida em situações de sobrevivência e de conforto.

Depender de coisas que podem nos deixar na mão implica em perigo inesperado e constante. Paulo tentou dizer isto aos moradores de Atenas, conforme relata o livro bíblico de Atos, capítulo 17, ao falar de falsas esperanças. Depois de ver a cidade repleta de ídolos e um altar onde estava escrito "ao deus desconhecido", o apóstolo discursou na Câmara Municipal que o Deus real não é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra. Apontou para o Criador de todas as coisas, de Jesus e da ressurreição, o Deus em quem "vivemos, nos movemos e existimos", e "manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados". Paulo advertiu contra um apagão.

Depender deste Deus é a melhor coisa do mundo, sobretudo quando vem o calorão. Era isto que Davi quis dizer no Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Ele (...) refrigera-me a alma". Os 40 graus da vida - sofrimentos, dores, luto, agonias - cedo ou tarde vem a todos. É uma previsão que não falha. Mas daí o ar condicionado divino: "Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida". Este conforto é para todos, sem custos e tempo de espera para instalação. E o melhor, nunca sofre blecaute.


Rev. Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros